Ingress: O jogo de realidade aumentada do Google

ingress_1398083781233

Há mais ou menos dois anos, o Google começou a enviar convites para quem estivesse interessado em participar da fase beta do seu jogo de realidade aumentada, o Ingress. Tão silenciosamente quanto começou, a fase closed beta acabou e o aplicativo pode ser baixado no Google Play, sem a necessidade de convite para jogar. O aviso de que o game não estava finalizado também foi removido da loja.

A história dele é bem legal: Um time de cientistas na Europa descobriu uma misteriosa energia emanando do chão em vários pontos de todo o planeta. Apesar de os estudiosos analisarem o acontecimento com cuidado, ninguém, de fato, sabe qual é o propósito dessa força. Muitos, porém, acreditam que ela está controlando a nossa maneira de pensar. E agora, será que não devemos tomar as rédeas dessa energia antes que ela passe a comandar o nosso planeta?

Então, a humanidade se divide em dois grupos: um que tentará freá-la e outro que tentará dominá-la. Os “escolhidos”, então, precisam utilizar seus smartphones para coletar a tal energia e outros itens e interagir com o mundo de Ingress e com outros jogadores. Ou seja, enquanto você anda na rua, pode acabar trombando com um ponto de interesse do jogo.

Se quiser entrar nessa guerra virtual, Ingress está sendo disponibilizado de graça na Google Play. Aos usuários de iOS, a Niantic declarou para o AllThingsD que em 2014 o jogo estará disponível para o sistema operacional da Apple.

Ingress é um jogo que se enquadra em uma categoria chamada de realidade alternativa. Aqui, você precisa tanto realizar missões na interface do aplicativo como também deve cumprir tarefas na vida real. Essas incluem andar em determinadas ruas e seguir trilhas e rumos como se fosse um Pacman da vida real.

Atingindo os objetivos “em nossa realidade”, você é capaz de ganhar pontos de experiência, chamados no game de “XM”. Ao acumular essa energia, você ganha o direito de realizar as tarefas mais avançadas, como visitar os portais, que são virtualmente associados a parques, bibliotecas e museus, por exemplo.

Ao iniciar a sua jornada dentro do game, é preciso escolher entre dois times. Juntando-se ao “The Enlightened”, você abraça as forças que lutam pela energia. Já entrando para o grupo “The Resistence”, você vai compor o time que fará de tudo para ir contra esse misterioso poder.

Dessa forma, jogadores precisarão colaborar ativamente para os objetivos dos seus respectivos grupos. Quanto mais pessoas forem até o local de um portal, por exemplo, mais forte a energia dessa equipe será no lugar – e, eventualmente, eles acabarão saindo vencedores de tal batalha.

Muitas vezes o jogador deverá ir fisicamente até certo ponto da cidade para poder cumprir uma missão. Para facilitar o trabalho, pode-se operar em equipe, juntando esforços com os outros jogadores em prol da causa dos Iluminados ou da Resistência.

Fonte: Engenharia É.

Lyan Sanches

Blogueiro, ex-podcaster, pedreiro de luxo e programador.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>